terça-feira, 29 de junho de 2010

Picão - Bidens pilosa

Embora existam diversas espécies ornamentais no gênero, o picão é conhecido em todo o mundo por ser uma erva daninha, principalmente em culturas anuais como milho, soja e algodão. É uma planta de porte pequeno comum em pastos abandonados, praças, jardins, beiras de estradas e áreas cultivadas. É extremamente prolífico: uma unica planta pode produzir milhares de sementes. A sua disseminação é muito intensa por possuir um fruto que se prende facilmente em animais. Pode ser encontrado em regiões de clima tropical e subtropical. Popularmente é conhecido por vários nomes: picão-preto, amor de burro, carrapicho, furacapa, picacho, piolho de padre, dentre outros. De seus frutos também se extrai matéria corante de cor cáqui e da planta inteira, obtém-se inusitadas cores nos materiais tingidos.

                                                                  Fruto
Resultado da cor na lã
Bibliografia: Corantes naturais da flora brasileira-Eber Lopes Ferreira, jardineiro.net, foto das flores e folhas do blog dias-com-arvores.blogspot.com, foto do fruto de Edson Costa.

3 comentários:

  1. Sheila,...
    seu blog já está na minha lista de favoritos,...
    adorei todas as informações que você acrescentou,..
    é incrível os tons que se pode obter com tingimentos naturais,...

    ResponderExcluir
  2. Yuna, muito obrigada por adicionar aos favoritos e por ser uma seguidora! Os tons que conseguimos com as plantas são de fato surpreendentes! Não me canso de admirá-los. Seja sempre muito bem vinda! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá,vim do teu blog de cabaças elas são maravilhosas e estou te seguindo,aparece no meu cantinho.
    bjs

    ResponderExcluir