sexta-feira, 25 de junho de 2010

Angico - Anadenanthera sp

Denominam-se angicos, várias espécies de leguminosas. É comum em todo o Brasil e em outros países da América do Sul, sendo ainda hoje considerada como planta sagrada por muitos povos que a usam em seus rituais. Os índios do nordeste, principalmente na região de Alagoas, guardam o costume de confeccionar com a madeira desta árvore seus cachimbos sagrados, os chamados "Xanducas", sendo suas sementes um dos ingredientes mágicos do fumo dos mestres. São árvores de médio a grande porte. Sendo rústicos e adaptados à terrenos secos, são recomendados para recuperação ambiental, crescendo muito bem em solos pobres e degradados, podendo ser útil ainda na arborização urbana e no paisagismo. Sua resina (goma) possui aplicações medicinais e industriais. A tintura obtida de suas folhas é utilizada para fins terapêuticos. Possui madeira dura e pesada utilizável na construção naval e civil. Sua casca é rica em taninos sendo utilizada em curtumes. Como Corante Natural, oferece vários tons de marrons nos materias tingidos.

Árvore

Cascas

Resultado da cor na lã

Bibliografia: cotianet.com.br Eduardo Luis Catharino, foto da árvore do site geocities.ws/alcluc/angico/html.

2 comentários:

  1. sou indigena da tribo tinguibotó de Alagoas.Para mais sobre o anjico e minha tribo visite www.jairantinguiboto.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Jair, fico muito feliz por você ter conhecido o meu blog, principalmente pelo fato de ser indígena e por poder oferecer mais informações sobre o angico. Obrigada pela indicação. Um abraço!

    ResponderExcluir