sexta-feira, 25 de junho de 2010

Ipê-roxo - Tabebuia heptaphylla

Em guarani, ipê significa cascudo. Atinge até 30 m de altura, podendo chegar a 90 cm de diâmetro. Ocorre nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além de estar presente em algumas regiões da Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai. A espécie é bastante ornamental pela coloração de rosa e lilás intenso, sendo muito utilizada em praças, jardins públicos e na arborização de ruas, avenidas, estradas e alamedas e também em recomposição de mata ciliar. O ipê-roxo apresenta crescimento lento a moderado. No período que antecede a floração, as folhas caem e surgem no ápice dos ramos magníficas panículas³ com numerosas flores tubulosas, de coloração rósea ou roxa, perfumadas e atrativas para abelhas e pássaros.Na madeira, encontra-se material corante avermelhado. Da casca, são extraídos os ácidos tânicos, sais alcalinos e corante que é usado para tingir algodão e seda.


Árvore

Cascas da árvore

Resultado da cor no algodão e na lã
³Tipo de inflorescência que se caracteriza por um cacho composto em que os ramos vão decrescendo da base para o ápice, razão porque assume forma piramidal.

Bibliografia:Corantes naturais da flora brasileira-Eber Lopes Ferreira, sites ipef.br e pt.wikipedia.org, foto da árvore de Ricardo Lage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário