quinta-feira, 22 de julho de 2010

Confrei - Symphytum officinale

Planta herbácea e perene que pode atingir até 90cm de altura, rizoma carnoso e sem caule aparente, folhas alanceoladas ou ovais, que saem praticamente ao nível do solo, na base da planta são grandes e um pouco menores na parte superior, espessas e guarnecidas de pêlos ásperos. As flores são reunidas em escapo floral, em ramalhetes mais ou menos folhosos e torcidos, com coloração amarelada, esbranquiçada ou violácea. É originário da Europa e Ásia. Adapta-se bem em regiões úmidas, frescas e ensolaradas. Tem bom desenvolvimento em solos argilosos, soltos, profundos, levemente úmidos e com muita matéria orgânica. É uma planta utilizada há tempos para tratar machucados sem sangramentos após contusões ou batidas. E agora, poderá ser aplicado também, como corante natural na lã, no algodão e na seda.

Folhas

De molho

Resultado da cor na lã
Bibliografia:portalsaofrancisco.com.br,criasaude.com.br,foto do confrei fresco do blog maonaterra.blogspot.com

9 comentários:

  1. Adorei esta técnica Sheila!!!
    Eu manchei um csaco de lã, bati com uma blusa preta e ficou todo rajado
    Você sabe o que posso usar para tingi-lo da mesma cor que é um rosa envelhecido (rosa chá)?
    Eu fico muito agradecida!!!
    Vanessa do blog croche e muito mais

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa! Se o casaco for 100% lã poderá ser tingido naturalmente sim, porém o mais difícil é chegar ao tom já existente na blusa que não deve ser tingida naturalmente né? Mas se quiser tingir de rosa pode usar a cochonilha ou a rúbia. Se bem que se manchou de preto, para cobrir as manchas é indicado tingir de escuro.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sheila! Eu tenho um casaco que é 100% lã. Como faço para tingi-lo de preto? Obrigada!

      Excluir
    2. Oi li sua resposta acima, tenho um problema, possuo um casaco pesado de lã italiano (não é artificial) ele está amarelado e eu gostaria de tingi-lo de azul marinho porém, em todas as tinturarias que o levei se negaram a fazê-lo pois como se trata de lã natural ele poderá estragar, no sentido de encolher ou de rasgar ou algo do tipo pois eles o colocariam numa temperatura de 90º. Vc sabe me dizer se existe tinturaria em sampa especializada nesse tipo de casaco ou se há outra forma de tingi-lo em azul marinho?
      Grata

      Excluir
    3. Olá Walkiria. Obrigada pelo contato.
      Eu tingiria com índigo natural que dá varios tons de azul inclusive o marinho. Sendo que esse tingimento é a frio e não chegaria aos 90º. Atualmente estou em um projeto de Bichos de Meias http://bichosdemeias.blogspot.com.br/ e não faço mais tingimentos, mas indico o atelier Etno Botânica http://www.etno-botanica.com/ para vc aprender a respeito e tingir o seu próprio casaco.
      Um abraço!!

      Excluir
  3. Oi Sheila, sou a Priscila da WR São PAulo e estava visitando seu blog pela primiera vez! Parabéns!!! além do seu trabalho ser lindo e super criativo, há uma preocupação com o meio ambiente. A sua participação na Mega certamente será um sucesso! Não sei se você sabe, mas temos um projeto chamado WR Consciente, acredito que podemos fazer alguma parceria com o objetivo de promover a sua iniciativa! Já vou pensar em alguma coisa pode deixar! Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila! Muito obrigada por visitar e elogiar o meu blog! A preocupação com o meio ambiente existe mesmo e cada vez mais buscando formas de deixar o tingimento o mais natural possível. Será um imenso prazer expor em uma feira tão conceituada como a Mega! E já tenho interesse em saber mais sobre o WR Consciente,aguardo o seu contato. Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Amei conhecer o blog. Temos um foco comum nas iniciativas eco-friendly. Parabéns. xox

    ResponderExcluir