sexta-feira, 9 de abril de 2010

Foi assim...

Em 2009 conheci o livro Corantes naturais da flora brasileira - Guia prático de tingimento com plantas - Eber Lopes Ferreira o qual tive a oportunidade de fazer um curso no atelier Etno Botânica.
Iniciei assim, meus trabalhos com tingimento natural e conheci pessoas que me inspiraram a procurar motivação dentro de mim.

preparando o material antes de tingir

fios de seda aguardando tingimento

materiais para tingimento

tingindo seda com urucum

Zé conferindo o tamanho do tacho

Mari e eu pendurando as fibras tingidas

separando por cores

o resultado final: uma cor mais linda do que a outra! !

6 comentários:

  1. Sheila que máximo!!

    Sempre fui super curiosa com isso , fico babando horas nas meadas caseiras que algumas européias fazem para bordar.

    Espero aprender bastante com você aqui!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila,tudo bem? Amei o blog, muito interessante!!Qdo tiver mais tecidos tingidos,coloca la pra vermos...tah lindo!!Parabéns, vc é realmente muito talentosa!Bjs Adriana (Santa Catarina)

    ResponderExcluir
  3. Sheila,meus parabéns.Estou impressionada com seu blog,é o primeiro blog sobre artesanato que não tem aquelas costumeiras futilidades femininas e vocabulário meio infantilizado.Além do mais,vc colocou utilidades/curiosidades sobre nossa flora que infelizmente,é em grande parte desconhecida por muitos brasileiros.

    Parabéns pelo blog,já foi salvo aqui ^_^.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Tammy! As européias são de fato, talentosas no que diz respeito ao tingimento de fios, mas quem sabe ao poucos não chegamos lá também! O importante é se dedicar e estudar bastante sobre o assunto! Seja sempre muito bem vinda!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Adriana, muito obrigada pelos elogios que me levam a continuar por esse caminho! Pode deixar que postarei mais tecidos tingidos naturalmente para que cada vez mais, as pessoas tomem conhecimento dessa arte!
    Bem vinda!

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo que não se identificou, o meu muito obrigada pelos elogios e por mostrar que estou no caminho certo divulgando algumas curiosidades e utilidades encontradas em nossa rica flora brasileira tão pouco conhecida ainda.
    Visite sempre que quiser que será bem vinda!
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir